Outubro Rosa

por CMSMG publicado 17/10/2016 10h20, última modificação 19/10/2016 09h46
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo.

Você sabe por que o mês de outubro é muito importante para as mulheres? É que nesta ocasião, o mundo inteiro se une em prol de uma causa que merece total atenção: a conscientização da sociedade e da população feminina sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” acontece durante o mês inteiro e tem como objetivo alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e dos cuidados que a mulher precisa ter com o seu corpo.

A mobilização popular, que teve início nos anos 90, nos Estados Unidos, já alcançou diferentes lugares do planeta. No Brasil, diversas cidades estão com uma programação intensa de ações de conscientização. Estão sendo realizados eventos, passeatas e a típica iluminação rosa nos principais pontos e monumentos turísticos do país. Tudo para lembrar que o assunto não pode, em hipótese alguma, ser deixado de lado.

O símbolo adotado pelo movimento, o laço rosa, possui uma história especial. O próprio nome “Outubro Rosa“ foi adotado por conta dele. Na década 90, a “Fundação Susan G. Komen for the Cure” forneceu o acessório aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, ele é utilizado para enfeitar as ruas e as próprias roupas. Assim, o laço rosa passou a representar mundialmente os esforços da luta contra a doença.

A realização do “Outubro Rosa” é também uma conquista das mulheres, pois o câncer de mama é um assunto seríssimo e tem afetado milhares de pessoas. Por isso, arrume um espacinho na agenda e marque a sua mamografia. É uma atitude simples e que poderá fazer toda a diferença.

A Câmara Municipal de São Miguel do Guamá apoia a iniciativa do “Outubro Rosa”, afinal, para nós, a saúde e o bem-estar das mulheres estão sempre em primeiro lugar!

error while rendering plone.comments